quinta-feira, novembro 23, 2006

Uma aliança velha de seis séculos

Relações luso-britânicas 


É velha, de seis séculos, a amizade luso-britânica, pois que em termos de aliança, o ano de 1373 marca o início das relações políticas entre a Inglaterra e Portugal.
Muito embora cruzados ingleses tivessem ajudado na tomada de Lisboa, a verdade é que tratados parciais antigos foram substituídos pelos dos reis D. Fernando l (1373), e D. João l (1386), precedendo este último - o tratado de Windsor -o casamento do monarca de «Boa Memória», com Filipa de Lencastre.
Três séculos volvidos sobre a «Aliança matrimonial», feita com o fundador da dinastia de Avis, o tratado de Methuen (1703) ficou a constituir o restabelecimento das relações comerciais luso-britânicas.
Os gloriosos feitos do exército anglo-luso, contra os invasores franceses, que culminaram com a batalha do Buçaco {1810), a visita do Rei D. Carlos a Londres (1895) e a assinatura de declaração secreta (1899), reafirmando os antigos tratados da Aliança, constituíram o cimentar dos laços de amizade, que as visitas dos reis Eduardo VI! a Portugal (1903), D. Carlos (1904) e D. Manuel lI (1909) a Inglaterra, mais reforçariam.
Reconhecida a República Portuguesa (Janeiro de 1911) e assinada, em 1917, a convenção militar entre Portugal e a Grã-Bretanha, sucederam-se, nos últimos 30 anos, numerosas visitas de Estado, sendo de salientar a apoteótica viagem da Rainha Isabel Il ao nosso país, em Fevereiro de 1957, e a do príncipe Filipe (1973), por ocasião do IV Centenário da Aliança Luso-Britânica.
De realçar, já depois do «25 de Abril», a visita do primeiro-ministro Mário Soares, a Londres em 1977, quando a Grã-Bretanha anunciou o seu apoio à candidatura do nosso país à CEE e, ainda no mesmo ano, a visita do Presidente Ramalho Eanes à capital londrina, para assistir à «cimeira» da NATO.
Aliás, Eanes voltaria a Inglaterra no ano seguinte, mas, desta vez, em visita de Estado.
De então para cá, de salientar, entre outras, as visitas a Londres feitas em 1980 e 1981, pêlos então primeiros-ministros de Portugal, dr. Sá Carneiro e Pinto Balsemão, respectivamente.
A visita que a sr.a Margaret Thatcher inicia hoje é, no entanto, a primeira que um chefe de Governo inglês realiza a Portugal





O Comércio do Porto .Ano CXXIX ,número 318 .17 de Abril de 1984, p.5.

Recolhido por: Raquel Neto(4ºano)
Colocado por: Ricardo Almeida





Sem comentários: